quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Libriano de Hoje: Guga Coelho



Guga Coelho (12 de outubro de 1975) é um ator brasileiro, filho da autora de novelas Ana Maria Moretzsohn.

[


Televisão





livre-se do Herpes, previna-se!

Libriano de Hoje: Gore Vidal


Gore Vidal (Condado de Orange3 de outubro de 1925) é um escritor dos Estados Unidos.

Gore Vidal fotografado por Carl van Vechten (1948).

Gore Vidal nasceu em 1925 na Academia Militar de West Point. Era filho de um pioneiro da aviação norte-americana. Foi criado emWashington, D.C. onde seu pai trabalhou para o governo Roosevelt e seu avô foi o senador T. P. Gore. Estudou na Universidade deNova Hampshire.
Ingressou na literatura quando adolescente, escrevendo contos e poemas. Publicou seu primeiro romanceWilliwaw, aos 21 anos quando servia nas Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial, mas nos anos 50 passou a sofrer perseguições por parte dos conservadores liderados pelo senador McCarthy. Tem sido um crítico cáustico das posturas belicistas adotadas pelos dirigentes norte-americanos.
Gore Vidal é romancista e ensaísta e residiu muitos anos em Ravello, Itália, tendo retornado para Los AngelesEstados Unidos, quando da enfermidade e posterior morte de seu companheiro Howard Austen, em 2003. Continua a escrever livros e artigos para periódicos do mundo inteiro.
sexo
wikipédia.org.br

Libriano de Hoje: Glória Perez



Glória Maria Rebelo Ferrante Perez (Rio Branco25 de setembro de 1948) é uma autora de telenovelasséries e minissériesbrasileira. Nascida em 1948, em Rio Branco, no Acre, filha do advogado Miguel Jerônimo Ferrante e da professora Maria Augusta Rebelo Ferrante. Morou em sua cidade natal até seus 16 anos, quando se mudou com a família para Brasília. Após uns anos se mudaram para a Cidade de São Paulo e no início de sua vida adulta foram morar na Cidade do Rio de Janeiro.
O início de fato de sua carreira se deu em 1983 quando foi colaboradora de Janete Clair, em Eu Prometo. Mas antes, a autora já tinha escrito um episódio para a série Malu Mulher, em 1979, que nunca chegou a ser gravado. Esse script chegou 'as mãos de Janete, que se interessou pelo seu trabalho e a chamou para ser colaboradora de sua próxima (e também última) novela. Janete, com problemas de saúde, escreveu até o capítulo 60. Com o falecimento da autora titular, Glória cumpre a promessa e leva a história até o fim, com supervisão de texto de Dias Gomes.
No ano seguinte, assina com Aguinaldo Silva a novela Partido Alto, primeira novela como autores-titulares de ambos.
Em 1987 escreve a polêmica novela Carmem, que falava de pacto de sangue e rituais com entidades do candomblé, na extinta Rede Manchete. A novela conseguiu altos índices de audiência, chegando a superar a Rede Globo. Devido ao sucesso, a autora voltou 'a sua antiga emissora para escrever a minissérie Desejo, com grande êxito.

No mesmo ano, vai ao ar a emocionante novela Barriga de Aluguel, que discutia o assunto maternidade. A trama conseguiu grande sucesso causando o esticamento da novela, que terminou com 243 capítulos, uma das maiores novelas em número de capítulos.
Em 1992, Glória lançou De Corpo e Alma, marcada pelo assassinato de sua filha, a atriz Daniela Perez, pelo colega de cena Guilherme de Pádua.
Em 1995, Glória leva ao ar Explode Coração
Em 1998, escreve a minissérie Hilda Furacão, protagonizada por Ana Paula ArósioDanton Mello e Rodrigo Santoro, baseada no romance de Roberto Drummond (vivido por Danton Mello na minissérie). No mesmo ano, Glória escreve episódios para a série Mulher.
No fim de 1998 assina o remake de Pecado Capital, baseado na novela original de Janete Clair. Em 2001-2002 escreve O Clone.
Em 2003, Glória criou o seriado A Diarista, que foi ao ar no mesmo ano como especial de fim de ano. Com o sucesso, entrou para a grade em Abril de 2004, desta vez escrito porAloísio de Abreu e Bruno Mazzeo.
Glória em palestra.
Em 2005, escreveu América. Com a saída do diretor Jayme Monjardim, a novela passou por uma reforma: o tema de abertura foi trocado, as trilhas sonoras nacional e internacional foram relançadas separadamente e os rumos dos protagonistas foram alterados.
Em 2007, lançou a minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, que mostrou a história do Acre e seus povos e revelou como o local se tornou território brasileiro através da luta de sua gente.
Em 2009, Glória lançou sua mais recente telenovela, Caminho das Índias, que teve como temática a cultura indiana. No mesmo ano, foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
Em 2011, Glória revela que sua próxima novela será gravada na Turquia.

wikipédia.org.br