terça-feira, 2 de outubro de 2012

Libriana de Hoje (02 out): Cleo Pires




Nascida em 02 de Outubro de 1982

É a filha mais velha do cantor e ator Fábio Júnior e da atriz Glória Pires. Tem como avô, o humorista Antônio Carlos Pires, como irmão o cantor e ator Filipe Galvão (Fiuk), e, como padrasto o cantor e compositor Orlando Morais.
Estreou como atriz ao participar da minissérie Memorial de Maria Moura, em 1994. Foi uma participação rápida, de apenas um capítulo, em que viveu a protagonista, Maria Moura, quando jovem, sendo substituída pela mãe, Glória Pires, na fase adulta da personagem.
Depois disso, distanciou-se da TV e da mídia, acreditando que não tinha vocação para seguir os passos da mãe. Cléo, diz, que via a Glória trabalhando dia e noite sem parar, a imprensa invadindo sua privacidade e o telefone tocando o tempo todo, e, que não desejava isso para seu futuro. Ela ainda conta que só não firmou-se no meio antes, por falta de vontade. Não que tivesse nada contra a carreira, mas era algo que não pensava, não passava por sua cabeça. Um fato curioso, é que mesmo o cinema sendo uma de suas paixões, quando perguntavam se queria ser atriz, logo pensava em novelas e teatro, coisas em que não tinha interesse, nem curiosidade.]

Até que, em 2003, encontrou Monique Gardenberg num banheiro, e, foi convidada a estrelar o filme Benjamim. Cléo afirma que surpreende-se por tamanha confiança depositada nela e que por esse motivo aceitou o convite. Depois de muito treinar e muitos ensaios, já que nunca havia feito cinema antes, rodou a película, cujo roteiro foi baseado no livro homônimo de Chico Buarque. Assim que finalizou o trabalho e viu o resultado, apaixonou pela profissão e decidiu que era isso mesmo o que queria. Mesmo sem nunca ter feito um curso de interpretação, pela sua atuação, recebeu elogios e concorreu a vários prêmios na categoria de Melhor Atriz, vencendo o Festival do Rio.
Em 2004, foi convidada a protagonizar o remake da novela Cabocla, no papel que foi interpretado por sua mãe, na versão de 1979. Para evitar comparações, e, por acreditar que seria muita responsabilidade protagonizar uma novela e que não tinha preparo suficiente, recusou o convite, sendo substituída pela atriz Vanessa Giácomo, que levou a melhor após uma bateria de testes.
Despontou para a fama, como uma das grandes revelações da dramaturgia nacional, ao interpretar a ninfeta Lurdinha da novela América, da Rede Globo, em 2005, tornando-se símbolo sexual. Nesse mesmo ano, foi eleita pela revista Istoé Gente a mulher mais sexy do país, entre 25 nomeadas.[carece de fontes?] Segundo Cléo, só aceitou o convite para fazer a novela por conhecer o trabalho tanto da autora quanto de seu diretor, e, com isso, acreditar que seria uma boa experiência para sua vida.[1] Ainda em 2005, esteve presente na programação especial de final de ano da Globo, ao interpretar Cleópatra no especial infantil , Clara e o Chuveiro do Tempo. Também faria uma participação na edição especial do humorístico Casseta & Planeta, Urgente! de fim de ano, porém, devido a problemas de saúde, foi substitúida pela cantora Wanessa Camargo.

Em 2006 interpretou a rebelde Letícia de Cobras & Lagartos, personagem que sofre nas mãos do vilão Estevão, seu irmão por parte de pai, e, através de armações arquitetadas por ele chega a ser internada como louca por diversas vezes. Melhor amiga da protagonista, Bel, une-se a ela contra Leona, e, nutre uma paixão pelo misterioso Luciano. Nesse ano, foi a 12º colocada no ranking das mais sexys do mundo, pela revista VIP, voltando a fazer parte do mesmo também em 2007.
Pelo canal pago Telecine Premium, apresentou o Cineview, programa que mostrava as atualidades do mundo do cinema. Após uma reformulação, a atração passou a chamar-se Moviebox, com apresentação de Daniel de Oliveira. Nesse mesmo período, após quase dois anos de negociações, aceitou ser capa da revista Nova, onde posou usando apenas colares e uma calcinha, esbanjando estilo e sensualidade.
Em 2008, co-protagonizou o remake de Ciranda de Pedra, em que viveu a jovem professora Margarida, uma moça tímida, que apaixona-se pelo bonito e honesto engenheiro Eduardo. Emendando trabalhos, em 2009, integrou o elenco da novela Caminho das Índias, em que interpretou a indiana Surya, sua primeira vilã. Também nesse ano, após a desistência da atriz Juliana Paes em atuar no longa Os Mercenários, de Sylvester Stallone, Cléo foi a escolhida para substituí-la. Entretanto, devido à novela de Glória Perez, sua participação no filme não pôde ser concretizada.Novamente, foi nomeada uma das 25 mulheres mais sexy do país, pela revista Istoé Gente.

Após o fim da novela, envolveu-se com as filmagens da película que conta a história de vida do presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva. Pela primeira vez, Cléo, trabalhou ao lado da mãe. Um trabalho rápido, de apenas uma única cena, em que Cléo vive Lurdes, a primeira mulher de Lula, e, Glória Pires interpreta a mãe do político, Dona Lindú.
Consagrada no meio artístico, Cléo disse em entrevista, que a carreira de atriz ainda é uma incógnita em sua vida.
Em agosto de 2010 foi capa da edição brasileira da revista Playboy, numa edição especial com 50 páginas em comemoração aos 35 anos da revista.
Em 2010/2011 interpretou Estela, uma das protagonistas da telenovela Araguaia. No ano seguinte protagonizou o episódio O Anjo de Alagoas, série de Daniel

livre-se do Herpes, previna-se!








Libriano de Hoje (2 out): Wando




Wanderley Alves dos Reis, nome artístico de Wando, (Cajuri, 2 de outubro de 1945Nova Lima, 8 de fevereiro de 2012) foi um cantor romântico brasileiro. Além da música, era conhecido por ganhar calcinhas de suas fãs durante os shows. Wando possuia uma coleção da vestimenta estimada em 17 mil peças.
                                        

 

 

O hipocorístico Wando foi dado por sua avó. Ainda pequeno mudou-se de Cajuri para Juiz de Fora, onde formou-se em violão erudito e começou a lidar com música por volta dos 20 anos. Nessa época já participava de conjuntos e se apresentava em bailes na região. Mais tarde muda-se para Volta Redonda (estado do Rio de Janeiro), onde trabalhou como caminhoneiro e feirante.
Sua carreira de cantor iniciou-se em 1969 e o sucesso veio em 1973 quando gravou seu primeiro disco na Discos Copacabana. Compôs para outros medalhões da MPB, como Jair Rodrigues, que no ano de 1974 gravou “O Importante é Ser Fevereiro”. Em 1975, Ângela Maria gravou "Vá, mas Volte". “A Menina e o Poeta” foi gravada por Roberto Carlos em seu álbum de 1976. "Moça" (1975), "Chora Coração" (1985), que fez parte da trilha sonora da telenovela Roque Santeiro, e, principalmente, "Fogo e Paixão", lançado no álbum O Mundo Romântico de Wando, de 1988, foram seu maiores sucessos.
Wando foi casado com Rose Marie, com quem teve dois filhos: Gabriela e Wanderley Junior . Antes de morrer, se relacionava com Renata Lana Costa e Souza , com quem teve uma filha, Maria Sabrina.

 

Maior coleção de calcinhas

Wando entrou para o RankBrasil - Recordes Brasileiros - pela “Maior coleção de calcinhas do país”. A coleção teve início em 1990, após o lançamento do álbum ‘Tenda dos Prazeres’. Como estratégia de divulgação do disco, ele usou a brincadeira de distribuir as peças íntimas nos shows e o retorno foi imediato, deixando registrada a sua marca.

 Morte

Em 27 de janeiro de 2012, Wando foi internado na UTI de um hospital em Belo Horizonte com graves problemas cardíacos. Foi submetido a uma angioplastia de emergência e passou a respirar por aparelhos. Sua morte, por parada cardiorrespiratória, foi anunciada às 8 horas da manhã de 8 de fevereiro de 2012 no Biocor Instituto em Nova Lima, Minas Gerais. O corpo do cantor foi sepultado em Belo Horizonte.