terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Libriano de Hoje: Elisabeth Judson Shue





Elisabeth Judson Shue - 6 de Outubro de 1963

fonte: http://www.befter.net
Elisabeth Shue era o sonho de consumo de quase todo garoto nos anos 80. No cinema, ela foi a namoradinha de Raplh Macchio em “Karatê Kid” (1984), de Tom Cruise em “Coquetel” (1988) e de Michael J. Fox em “De volta para o futuro II e III” (1989). Sua carreira começou na TV, ao estrelar, no fim dos anos 70 e início dos anos 80, comerciais para a rede de lanchonetes Burger King e para a maionese Hellman’s. Era conhecida como “Garota Burger King” quando conseguiu o papel de Ali Mills em “Karatê Kid”.

Mas a transformação da menina símbolo sexual dos filmes adolescentes em atriz respeitada aconteceu em 1995, quando Elisabeth aceitou participar do projeto independente “Despedida em Las Vegas”, de Mike Figgis. Graças à personagem da prostituta que se envolvia com um roteirista alcoólatra (Nicolas Cage), dla foi indicada ao Oscar. Não recebeu a estatueta, mas começou a ser vista com outros olhos por Hollywood. Desde então, atuou em “O Santo” (1997), com Val Kilmer, “Desconstruindo Harry” (1997), de Wood Allen, e “O homem sem sombra” (2000), com Kevin Bacon.

Sua mãe, Anne Harms Wells, era uma bancária que trabalhou como vice-presidente do Chemical Banking. Seu pai, James Shue, é um advogado e colaborador de bens imobiliários. Também foi presidente da International Food and Beverage Corporation. Ativo dentro do partido republicano tentou, sem sucesso, concorrer ao Senado Americano, em Nova Jersey. 
Seu irmão mais novo, Andrew Shue, também é ator.
Shue cresceu no Condado de Bergen e no Condado de Essex, ambos condados de Nova Jersey. Seus pais se divorciaram ainda enquanto ela cursava a quarta série. Shue se graduou na Escola de Columbia, Condado de Maplewood, Nova Jersey, e cursou o Colégio de Wellesley e a Universidade de Harvard, da qual se retirou para seguir sua carreira de atriz. Ela retornou para Harvard em 2000 para terminar a graduação em Government. Shue entrou para a Parada da Fama da Escola de Columbia em 1994, junto com seu irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário