sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Libriano de Hoje: John Kenneth "Ken" Galbraith





Fonte: wikipédia
Site oficial:www.johnkennethgalbraith.com
John Kenneth "Ken" Galbraith ,  15 de outubro de 1908 - 29 de abril de 2006) era um canadense e, depois, economista americano, funcionário público, e um diplomata, e um dos principais defensores do século 20- liberalismo americano .Seus livros sobre temas econômicos foram best-sellers da década de 1950 através da década de 2000, período em que Galbraith cumpriu o papel de intelectual público. Como economista , ele era um keynesiano e um institucionalista . 
Galbraith foi um longo tempo de Harvard membro da faculdade e ficou com a Universidade de Harvard por meio século como um professor de economia.  Ele era um autor prolífico e escreveu quatro dezenas de livros, incluindo vários romances, e publicou mais de mil artigos e ensaios sobre vários assuntos. Entre seus trabalhos mais famosos foi um popular trilogia sobre a economia, o capitalismo americano (1952), A Sociedade Afluente (1958), e O Novo Estado Industrial (1967).
Galbraith era ativo na política do Partido Democrata , servindo nas administrações de Franklin D. Roosevelt , Harry S. Truman , John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson .Ele serviu como embaixador dos Estados Unidos para a Índia sob a administração Kennedy. Sua produção literária prodigiosa e franqueza o fez, sem dúvida, "o economista mais conhecido no mundo"  durante sua vida. Galbraith foi um dos poucos destinatários tanto do Medal of Freedom (1946) e a Medalha Presidencial da Liberdade (2000) para o seu serviço público e contribuição para a ciência. O governo da França fez um Commandeur de la Légion d'honneur .
Galbraith nasceu aos canadenses de Scottish descida, Sarah Catherine Kendall e Archibald "Archie" Galbraith, em Iona Station, Ontário , Canadá, e foi criado em Dunwich Township, Ontario  Ele tinha três irmãos: Alice, Catherine, e Archibald William (Bill). Na época em que ele era um adolescente, ele adotou o nome de "Ken", e mais tarde não gostou de ser chamado John.  Galbraith cresceu para ser um homem muito alto, atingindo uma altura de 6 pés 8 polegadas (203 cm). 
Seu pai era um fazendeiro e da escola do professor. A dona de casa e um ativista comunitário, sua mãe morreu quando ele tinha 14 anos de idade.  A agricultura familiar foi localizado na Linha Thomson. Ambos seus pais eram apoiantes do United Farmers of Ontario na década de 1920.
Seus primeiros anos foram gastos em uma escola de um cômodo que ainda está de pé, em Willy Side Road. Mais tarde, ele foi para Dutton High School e St. Thomas High School. Em 1931, Galbraith formou noColégio Agrícola de Ontário , que era então uma escola agrícola associado da Universidade de Toronto . Eles atribuíram-lhe um Bachelor of Science em Economia Agrícola . Formou-se na criação de animais. Ele foi premiado com uma bolsa de estudos Giannini em Economia Agrícola (que recebe US $ 60 por mês)  que lhe permitiu viajar para Berkeley, Califórnia, onde ele recebeu um Master of Science e Ph.D. em Economia Agrícola pela Universidade da Califórnia, Berkeley . Galbraith foi ensinado pelo professor de economia George Martin Peterson e, juntos, escreveu um artigo intitulado economia "O conceito de terras marginais em 1932", que foi publicado pela Universidade.
Após a formatura, em 1934, ele começou a trabalhar como instrutor na Universidade de Harvard . Galbraith ensinou intermitentemente em Harvard, no período 1934-1939.  De 1939 a 1940, lecionou naUniversidade de Princeton . Em 1937, ele se tornou um cidadão dos Estados Unidos e não era mais um súdito britânico .  No mesmo ano, ele levou uma bolsa de um ano na Universidade de Cambridge , na Inglaterra, onde foi influenciado por John Maynard Keynes . Ele então viajou pela Europa durante vários meses em 1938, participando de uma conferência econômica internacional e desenvolver suas idéias. Seu serviço público começou na era da New Deal , quando ele se juntou ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos .  A partir de 1943 até 1948, ele serviu como um editor de Fortune revista. Em 1949, foi nomeado professor de economia na Universidade de Harvard.


Nenhum comentário:

Postar um comentário