quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Libriano de Hoje, 23 de Setembro - John Woo





John Woo, em chinês 吳宇森; (Cantão, 1 de maio de 1946) é m cineasta chinês. 
Passou a sua infância em Hong Kong, onde foi trabalhar como assistente de realização nos estúdios Shaw Brothers, em 1968. Foi ao lado do realizador Chang Cheh que fez a sua aprendizagem, tendo sido seu operador de câmara durante quatro anos. Co-realizou o filme de artes marciais Sijie (1968), mas a sua estreia na realização fez-se com Nu Zi Tai Quan Qun Ying Hui (1974).
Durante os anos 70 e 80, tornou-se um dos mais prolíferos realizadores de filmes de acção de Hong-Kong, tendo rodado 18 títulos, entre eles Shaolin Men (1975), Hao Xia (1978), Xiao Jiang (1984).
O reconhecimento no mundo ocidental chegou com A Better Tomorrow (1986), que marcou o início de uma frutífera parceria com o actor Chow Yun-Fat, este thriller debruçou-se sobre a história de um gangster que resolve regenerar-se e tenta fazer as pazes com o seu irmão, que ainda culpabiliza pela morte do pai. O filme surpreendeu pelo seu estilismo visual, bem vincado nas cenas de tiroteio e de ação, cujo dramatismo é acentuado pelo uso da câmara lenta. Seguiram-se duas sequelas. Com Die Xue Shuang Xiong (O Assassino, 1989), Woo granjeou uma aura de cineasta de culto. Neste filme de ação, Woo abordou a trajetória de um assassino contratado que estabelece uma relação com uma cantora que ele, por acidente, cegara e que tenta fugir à impiedosa perseguição de um polícia. A criativa direcção do filme, aliada às originais cenas de acção, tornaram o título num sucesso, pelo que se estabeleceram os primeiros contactos para levar Woo para Hollywood.
Ainda filmaria em Hong-Kong mais dois títulos: Once a Thief (1990) e Lashou Shentan (1992). Foi por convite de Jean-Claude Van Damme que Woo viajou para os EUApara filmar Hard Target ou "O Alvo" (BR) (1993). O filme não resultou bem em termos comerciais, mas surpreendeu pelas originais e extraordinariamente bem coreografadas cenas de luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário