quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Libriano de Hoje, 23 de setembro, Mickey Rooney

Mickey Rooney (nascido Joseph Yule, Jr., 23 de setembro de 1920 - 06 de abril de 2014) foi um americano ator de cinema, televisão, Broadway, rádio e vaudeville. Em uma carreira de quase nove décadas e continuando até pouco antes de sua morte, ele apareceu em mais de 300 filmes e era uma das últimas estrelas sobreviventes da era do cinema mudo. 

No auge de uma carreira que foi marcado por quedas vertiginosas e retornos em fúria, Rooney fez o papel de Andy Hardy em uma série de quinze filmes na década de 1930 e 1940 que simbolizadas valores familiares americanos. Um artista versátil, ele poderia cantar, dançar, palhaço e jogar vários instrumentos musicais, tornando-se um ator de personagem célebre mais tarde em sua carreira. Laurence Olivier uma vez disse que considerou Rooney "o maior ator de todos eles." Clarence Brown, que o dirigiu em dois de seus primeiros papéis dramáticos, Velvet Nacional e A Comédia Humana, disse que ele era "a coisa mais próxima de um gênio que eu já trabalhei." 


Rooney pela primeira vez em vaudeville como uma criança e fez sua estréia no cinema aos seis anos. Aos treze anos, ele desempenhou o papel de Puck no jogo e mais tarde a 1935 adaptação cinematográfica de O Sonho de Uma Noite de Verão. Seu desempenho aclamado filme foi saudado pelo crítico David Thomson como "uma das peças mais impressionantes do cinema de magia." Em 1938, ele co-estrelou com Spencer Tracy no Oscar -winning filme, Boys Town. Aos dezenove anos ele foi o primeiro adolescente a ser nomeada para um Oscar por seu papel de liderança na Babes in Arms, e ele foi premiado com um especial Oscar juvenil em 1939. No auge de sua carreira entre as idades de 15 e 25 , ele fez quarenta e três filmes e co-estrelou ao lado de Judy Garland, Wallace Beery, Spencer Tracy e Elizabeth Taylor. Ele foi um dos MGM 's mais consistentemente bem sucedidos atores e um dos favoritos de cabeça estúdio Louis B. Mayer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário